Milhares de haitianos saíram nesta segunda-feira às ruas da ainda devastada Porto Príncipe para festejar a vitória da seleção brasileira, o time de futebol favorito no país caribenho, sobre o Chile, por 3 a 0, pelas oitavas de final da Copa do Mundo da África do Sul. A partida, que abriu a porta das quartas de final ao Brasil, desencadeou um fervor em massa no Haiti, onde o povo se agrupava nas ruas para acompanhar o jogo retransmitido por diferentes cadeias de televisão e emissoras locais.
A paixão gerada pelo triunfo brasileiro foi comprovada inclusive nos acampamentos de pessoas desabrigadas após o terremoto do dia 12 de janeiro. A população esqueceu de seus problemas durante os 90 minutos de jogo, transmitido em telões e alto-faltantes. Calcula-se que 1,2 milhão de pessoas vivem nas ruas sob lonas e tendas de campanha, depois de terem perdido suas casas no terremoto que deixou 300 mil mortos.
Tirei daqui.
***
Esse é um dos motivos que me fazem sentir mais raiva de ver brasileiros que torcem contra a Seleção, e estão sempre reclamando de TUDO.
Os haitianos estão lá, naquela situação desastrosa e ainda festejam a nossa vitória.
Fiquei emocionado lendo essa matéria, vendo como que dá pra sorrir sim, mesmo em meio ao caos.
E enquanto isso, tem uns zé-manés "pseudo-cults" (como diz o Felipe neto) que se acham os 'bonzões' e falam besteira, e acham que o Brasil não pode se divertir pelo menos durante 1 mês de 4 em 4 anos.
Temos os nossos problemas? Sim. Mas com certeza não foram problemas causados por causa da Copa do Mundo.
Nós temos que ficar mais atentos aos políticos é na hora de votar. Votar com seriedade, com consciência, pra depois não ficar de 'mimimi' igual ficam sempre durante a época da Copa.
Então é isso o que tenho a dizer nesse post.
FUI!
Nenhum comentário:
Postar um comentário